O QUE FAZEMOS

O Instituto Cidade Democrática atua para fortalecer a democracia e trabalha para que as pessoas possam fazer parte da construção de políticas públicas. Nossos produtos são desenvolvidos por meio de financiamento por projeto, financiamento coletivo e também por consultorias especializadas

NOSSOS PRODUTOS:

Ferramentas digitais livres para coleta de opinião

Desenho de processos de participação digital

Análise e ideias para engajamento e desradicalização

Portólio:

Visite o concurso

Visite o site
X

Sorocaba Colaborativa

 

O Sorocaba Colaborativa foi desenvolvido na cidade de Sorocaba, em São Paulo, com o apoio da prefeitura do município e da Secretaria de Educação. Com foco nos jovens, sobretudo estudantes das quatro escolas municipais da região.

Participantes: +900

Propostas: +140

Apoiador: IBM e BrazilFoundation

Ano: 2015

Território: Sorocaba/SP

Visite o concurso
Visite o site
X

Webcidadania Xingu

 

O Webcidadania Xingu, realizado em 11 municípios da área de influência da Usina de Belo Monte, no Pará, entregou ao Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu e à Secretaria-Geral da Presidência da República 17 propostas em forma de projetos a serem apoiados.

Participantes: 873

Propostas: 421

Apoiador: Norte Energia SA e Secretaria-Geral da Presidência da República

Ano: 2014

Território: Altamira/PA, Placas/PA, Pacaja/PA, Uruara/PA, Vitoria do Xingu/PA, Gurupa/PA, Medicilandia/PA, Porto de Moz/PA, Senador Jose Porfirio/PA, Anapu/PA, Brasil Novo/PA.

Qual Seu Sonho Para Jundiaí? – Cidadonos 2013

Qual Seu Sonho Para Jundiaí? – Cidadonos 2014

Qual sonho você deseja construir na nossa cidade? – Cidadonos 2015

X

Cidadonos

 

Realizado na cidade de Jundiaí, em São Paulo, é o primeiro projeto do Instituto, em parceria com o Movimento Voto Consciente Jundiaí e tem sido o laboratório para o aprimoramento da metodologia. Já foram realizadas três edições do Concurso nesta cidade.

Participantes: +7000

Propostas: +1100

Apoiador: Movimento Voto Consciente Jundiaí

 Ano: 2013, 2014, 2015

Território: Jundiaí/SP

Como Transformar Ideias Jovens em Ações Comunitárias?

X

AgitAção

 

Realizado na cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo, o Concurso de Ideias AgitAção buscou a transformação de bairros a partir de ações colaborativas, focando na atuação de jovens da cidade.

Participantes: 130

Propostas: 65

Apoiador: Prefeitura Municipal de Sorocaba

Ano: 2014

Território: Sorocaba/SP

Qual o Seu Sonho para Várzea 2022?

X

Qual o Seu Sonho para Várzea 2022?

 

A mobilização focada no público jovem da cidade, contribuiu com propostas voltadas para a juventude, no planejamento estratégico com horizonte do ano de 2022 do município de Várzea Paulista, no Estado de São Paulo.

Participantes: +1000

Propostas: +380

Apoiador: Prefeitura Municipal de Várzea Paulista

Ano: 2012

Território: Varzea Paulista/SP

Qual o Seu Sonho para a Vila Pompeia?

Publicação

X

Qual o Seu Sonho para a Vila Pompeia?

 

Iniciativa de construção colaborativa de plano de bairro, financiada coletivamente, mobilizou os moradores da Vila Pompeia, na cidade de São Paulo, dando forma aos seus desejos para influir na elaboração do Plano Diretor Estratégico da cidade.

Participantes: +280

Propostas: 117

Apoiador: Crowndfunding

Ano: 2013

Território: São Paulo/SP

Techyredes

O Techyredes é um método para dinamizar redes sociais dedicadas a causas usando ferramentas web e protocolos de interação para transformar a defesa de causas cidadãs na atividade de maior engajamento na Internet. Com foco em capacitação, pesquisa e desenvolvimento, o método Techyredes proporciona elevados ganhos de produtividade e impacto a centenas de redes, que desenvolvem milhares de campanhas engajando milhões de cidadãos em todo mundo.

Competências em gestão, comunicação e gestão de conhecimento combinadas com técnicas de classificação social, inovação aberta, sabedoria e financiamento das multidões, ativismo online, dentre outras, são acessíveis a qualquer rede interessada.

Vocabulário Comum da Participação Social

Um vocabulário ou ontologia é um modelo de representação ou esquema conceitual que define conceitos e as relações entre eles para descrever e representar certa área de conhecimento. Serve para viabilizar o compartilhamento e reutilização de conhecimento de um domínio, assim como o entendimento comum da estrutura da informação entre pessoas ou agentes de softwares.

Este projeto deu o pontapé na criação de um vocabulário comum para pessoas e organizações que necessitam compartilhar informações sobre a dinâmica da participação social na América Latina.