Nosso país está rachado.

E nós acreditamos na escuta e na participação como formas de nos unirmos.

O que fazemos

Construímos comuns digitais com tecnologias abertas e em comunidades

Estudamos e desenhamos processos e metodologias para a participação digital

Analisamos dados e levantamos estratégias para engajar e desradicalizar no ambiente digital

O que já fizemos

Nossos princípios

Software livre

Especialização na temática

Cuidado com as pessoas, organizações e trabalho

Colaboração entre diferentes setores

Coerência entre discurso e prática

Quem somos

Henrique Parra Parra Filho

De Jundiaí, é graduado em Ciências Sociais pela USP e mestre em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Consultor em metodologias de participação digital (Secretaria Nacional da Juventude; e Secretaria Nacional de Defesa da Criança e do Aadolescente). Professor convidado da EACH-USP. É filho da internet e da democracia. Acredita cada vez mais no poder das pessoas de transformar as coisas.

Ricardo Poppi

De Brasília, é graduado em Ciência Política e mestre em Ciência Política da Universidade de Brasília. Foi Coordenador-Geral de Novas Mídias e outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral da Presidência da República onde coordenou consultas públicas online colaborativas no âmbito do Governo Federal e o desenvolvimento do Participa.br. É entusiasta de webcidadania e software livre para Participação Social.

Laila Bellix

Especialista em governo aberto com mais de 10 anos de experiência em órgãos públicos e organizações sociais. Mestre e bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, foi Diretora de Participação Digital e Comunicação em Rede da Secretaria Nacional de Participação Social, Estrategista no Laboratório de Democracia da Purpose e Co-fundadora do Instituto de Governo Aberto. Trabalhou também como Coordenadora de Promoção da Integridade da Prefeitura de São Paulo. Integra a Rede de Fellows em Governo Aberto da OEA.

Conselheiros

Adriana Veloso

Doutora em Ciência Política pela UnB e já atuou no Ministério da Cultura durante a implementação do Programa Cultura Viva e nas Secretarias de Economia Criativa e de Políticas Culturais. Também atuou no Ministério da Justiça, cobrindo a aprovação do Marco Civil da Internet.

Bruna Santos

Lidera a área de conhecimento na Comunitas e é professora adjunta do mestrado global de administração pública da Universidade de Columbia. Foi gerente de projetos do Columbia Global Centers/Rio de Janeiro, onde liderou programas ligados a política pública, inovação e educação.

Fabiano Angélico

Mestre em Administração Pública e Governo (FGV-SP), tem especialização em Transparência, Accountability e Combate à Corrupção (Universidade do Chile) e graduação em jornalismo. Foi coordenador na Controladoria Geral do Município (CGM), da Prefeitura de São Paulo. É consultor sênior da Transparência Internacional no Brasil.

Fabricio Solagna

Doutorando em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenador-executivo do Gabinete Digital do Rio Grande do Sul e consultor em metodologias de participação digital para a Presidência da República. Membro da Associação Software Livre.org.

Kalinca Copello

PhD pelo Science and Policy Research Unit (SPRU), desde 2003 estuda e trabalha com o uso das TICs para transparência, participação e engajamento político. Foi coordenadora de projetos no ITS Rio. Atualmente é Fellow pelo CES, no âmbito do projeto “Enabling Multichannel Participation Through ICT Adaptations – EMPATIA.

Frederico Bortolato

É mestre em Engenharia de Software, analista na Assembleia Legislativa de SP, entusiasta de dados abertos para promoção da transparência pública e em métodos e ferramentas inovadoras de participação política.

Com quem já trabalhamos