O Instituto

O Instituto Cidade Democrática nasceu em 2008 e tem o propósito de fortalecer a democracia por meio de processos participativos e ferramentas digitais de escuta e diálogo. Possui um histórico de atuação local e de desenvolvimento de tecnologias para a participação social. O Instituto Cidade Democrática nasceu em 2008 e tem o propósito de fortalecer a democracia por meio de processos participativos e ferramentas digitais de escuta e diálogo. Possui um histórico de atuação local e de desenvolvimento de tecnologias para a participação social.

Que tipo de think and do tank somos

Somos independentes, nascemos da sociedade civil e não temos fins lucrativos.

Levantamos e analisamos dados e produzimos e compartilhamos conhecimento para alavancar o poder da sociedade civil e fortalecer a democracia brasileira.

Acreditamos que a influência do cidadão comum na tomada de decisão sobre questões públicas é pilar fundamental para o fortalecimento da democracia no país.

Nossos pressupostos

O que entendemos como resultado

Implementação das propostas da sociedade por meio de:

 

  •     fortalecimento do tecido social
  •     ações políticas diretas e pacíficas (mutirões etc.)
  •     investimentos de recursos públicos
  •     políticas públicas.

A radicalização é um problema da fraqueza da participação

A participação tem que ser simples e lúdica, potencializando a capacidade de escuta

As políticas públicas são melhores com a participação das pessoas

Inclusão política é pela via democrática

Só a democracia é capaz de sustentar a resolução de desigualdades e conflitos

Comuns digitais: sociedade precisa ter controle e decisão sobre as tecnologias

Princípios

Nossos princípios de atuação nos guiam para juntar forças com outras iniciativas que, para nós, fazem parte do ecossistema da participação social no Brasil.

Software livre

Códigos e ferramentas abertas aportando para o conhecimento livre e construção de comunidades

Especialização na temática

Acúmulo e trajetória para trazer a profundidade dos assuntos

Cuidado com as pessoas, organizações e trabalho

Visão de cuidado integrada ao fazer, entrega e às relações

Colaboração entre diferentes setores

Promoção de processos e arranjos colaborativos com demais organizações e setores

Coerência entre discurso e prática

Busca para que o nosso fazer seja o principal exemplo do nosso discurso

Equipe

Henrique Parra Parra Filho

Henrique Parra Parra Filho

De Jundiaí, é graduado em Ciências Sociais pela USP e mestre em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Consultor em metodologias de participação digital (Secretaria Nacional da Juventude; e Secretaria Nacional de Defesa da Criança e do Aadolescente). Professor convidado da EACH-USP. É filho da internet e da democracia. Acredita cada vez mais no poder das pessoas de transformar as coisas.

 

Ricardo Poppi

Ricardo Poppi

De Brasília, é graduado em Ciência Política e mestre em Ciência Política da Universidade de Brasília. Foi Coordenador-Geral de Novas Mídias e outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral da Presidência da República onde coordenou consultas públicas online colaborativas no âmbito do Governo Federal e o desenvolvimento do Participa.br. É entusiasta de webcidadania e software livre para Participação Social.

 

Rani Mello

Rani Mello

De Jundiaí. É formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense e Pós-graduada em Direitos Humanos e Responsabilidade Social pela PUC-RS. Apaixonada pela área do ensino, é também professora de línguas e foi coordenadora do eixo de educação do Movimento Voto Consciente de Jundiaí.  Atua na gestão de projetos sociais ligados à educação política e cidadania.

 

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização do Instituto formado por, no mínimo dois e, no máximo, três conselheiros eleitos pela Assembleia Geral, com mandato de dois anos, podendo ser reeleitos e sem receber qualquer remuneração. Compete ao Conselho Fiscal examinar e emitir pareceres sobre prestação de contas e balanço anual do Instituto, para apresentar à Assembleia Geral Ordinária, de acordo com as exigências da Lei 9.790/99.

David Carlos

David Carlos

CO-CEO e fundador da Pencillabs. Atua com desenvolvimento web, mobile e devops há quase dez anos, além de contribuir para comunidades de software livre. Busca impactar positivamente o cenário tecnológico brasileiro por meio de soluções digitais que empoderem organizações de alto impacto social.

Rosangela Giembinsky

Rosangela Giembinsky

Diretora Vice-Presidente do Movimento Voto Consciente, onde atua há mais de 20 anos. Rosangela é psicóloga de formação e tem uma ampla experiência nas agenda de controle social e educação política para a cidadania.