O Instituto

O Instituto Cidade Democrática nasceu em 2008 e tem o propósito de fortalecer a democracia por meio de processos participativos e ferramentas digitais de escuta e diálogo. Possui um histórico de atuação local e de desenvolvimento de tecnologias para a participação social.

Conselheiros

São pessoas que admiramos e que nos oferecem contribuições por meio de dados, análises, estudos, opiniões e pareceres

Adriana Veloso

Adriana Veloso

Doutora em Ciência Política pela UnB e já atuou no Ministério da Cultura durante a implementação do Programa Cultura Viva e nas Secretarias de Economia Criativa e de Políticas Culturais. Também atuou no Ministério da Justiça, cobrindo a aprovação do Marco Civil da Internet.

Fabiano Angélico

Fabiano Angélico

Mestre em Administração Pública e Governo (FGV-SP), tem especialização em Transparência, Accountability e Combate à Corrupção (Universidade do Chile) e graduação em jornalismo. Foi coordenador na Controladoria Geral do Município (CGM), da Prefeitura de São Paulo. É consultor sênior da Transparência Internacional no Brasil.

Fabricio Solagna

Fabricio Solagna

Doutorando em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenador-executivo do Gabinete Digital do Rio Grande do Sul e consultor em metodologias de participação digital para a Presidência da República. Membro da Associação Software Livre.org.

Frederico Bortolato

Frederico Bortolato

É mestre em Engenharia de Software, analista na Assembleia Legislativa de SP, entusiasta de dados abertos para promoção da transparência pública e em métodos e ferramentas inovadoras de participação política.

José Carlos Vaz

José Carlos Vaz

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, nos cursos de graduação e de pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas. Vice-presidente do Conselho Administrativo do Instituto Pólis. Coordenador do GETIP – Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovação na Gestão Pública.

Pablo Pascale

Pablo Pascale

PhD en Psicologia Social, atualmente é coordena o Projeto de Inovação Cidadã na Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB). Anteriormente, atuou como consultor em organismos internacionais, desenhando e implementando processos de participação.

Bruna Santos

Bruna Santos

Lidera a área de conhecimento na Comunitas e é professora adjunta do mestrado global de administração pública da Universidade de Columbia. Foi gerente de projetos do Columbia Global Centers/Rio de Janeiro, onde liderou programas ligados a política pública, inovação e educação.

 

Fernanda Campagnucci

Fernanda Campagnucci

Jornalista e mestre em educação. Atua como analista de políticas públicas e gestão governamental na Prefeitura de São Paulo, onde desenvolve projetos de governo aberto e integridade pública

 

Kalinca Copello

Kalinca Copello

PhD pelo Science and Policy Research Unit (SPRU), desde 2003 estuda e trabalha com o uso das TICs para transparência, participação e engajamento político. Foi coordenadora de projetos no ITS Rio. Atualmente é Fellow pelo CES, no âmbito do projeto “Enabling Multichannel Participation Through ICT Adaptations – EMPATIA

 

Jéssica Kobayashi Corrêa

Jéssica Kobayashi Corrêa

Psicóloga de formação e mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP com formação em Coaching Integrado pelo Integrated Coaching Institute.

 

José Murilo

José Murilo

Especialista em políticas públicas para a tecnologia digital e a internet. Atua no Governo Federal desde 97. Coordenou o CulturaDigital.BR e participou da concepção do projeto Mapas Culturais. Foi editor de lusofonia do Global Voices Online (2006-09), do Berkman Center da Universidade de Harvard. Promove a reflexão do ambiente digital como ecossistema na rede Ecologia Digital.

 

Marco Konopacki

Marco Konopacki

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi assessor no Ministério da Justiça, durante a regulamentação do Marco Civil da Internet. É coordenador da área de Democracia e Tecnologia do ITS Rio.