Problema
Desde meados de 2006 a Ong Voto Consciente acompanha todas as sessões ordinárias (às terças, nove da manhã) e algumas audiências públicas (quarta-feira, às 09h00)
Desse acompanhamento semanal tiramos uma certeza: Com esse horário a população não pode participar. FICA UMA PERGUNTA: QUEM TRABALHA OU ESTUDA NESSE HORÁRIO?
Trata-se aqui da possibilidade de acompanhar as sessões.
Cidadão
Deixou um comentário
em 24/08/2009 (há 6 meses)
É um dos problemas que precisa ser resolvido com urgência!
Acompanho as sessões da Câmara Municipal, pois estou estudando no período noturno. Tenho amigos e conheço pessoas que gostariam de participar também, contudo, o horário não permite!
Em muitas cidades menores que Jundiaí a sessão é noturna. Um exemplo recente de mudança de horário das sessões foi na Câmara Municipal de Várzea Paulista e o resultado foi positivo.
Precisamos participar efetivamente da política jundiaiense!
Jornal informa, mas, acompanhar de perto, se envolver e cobrar trás mudanças!
Cidadão
Deixou uma ideia
em 24/08/2009 (há 6 meses)
PRIMEIRA SOLUÇÃO: MUDAR AS SESSÕES PARA O HORÁRIO NOTURNO.
- Sugestão: poderia ter início às 18 horas.
SEGUNDA SOLUÇÃO: DIVIDIR AS SESSÕES EM DOIS DIAS, POIS, ALÉM DE TORNAR MENOS CANSATIVO O TRABALHO DOS VEREADORES, DARIA MAIS OPÇÕES DE DATA PARA O PÚBLICO.
- Sugestão: como as sessões já acontecem nas Terças-feira, elas poderiam ser de Terça e Quinta.
Cidadão
Deixou uma resposta
em 28/08/2009 (há 6 meses)
Acho que a sessão às 18 horas é a melhor opção. É um horário mais viável para a maioria que trabalha em horário comercial (como eu!). Dividir as sessões em dois dias pode ser interessante, mas não acho que faria muita diferença sem a mudança de horário.
Cidadão
Deixou uma pergunta
em 28/08/2009 (há 6 meses)
Precisamos pressionar a câmara para essa mudança acontecer. Qual seria a melhor estratégia para motivar essa mudança?
Cidadã
Deixou um comentário
em 03/09/2009 (há 6 meses)
"Detalhe" importantante:
A mudança do horário para noturno deve ser acompanhada de GRANDE DIVULGAÇÃO.
Não adianta mudarmos para que um maior público tenha acesso sem que a maioria da população saiba que as sessões são públicas, e que saiba qual a importância de assisti-las e de acompanhar o trabalhos dos nossos vereadores.
Com certeza, esperamos que seja (por uma questão lógica) prioridade dos poderes públicos o objetivo de que a população conheça seus deveres e direitos de cidadãos; sendo um deles a participação na política municipal.
Cidadão
Deixou uma ideia
em 03/09/2009 (há 6 meses)
Esse é um dos itens do Programa de Metas Legislativas!
http://votoconsciente-...
Cidadã
Deixou uma pergunta
em 04/09/2009 (há 6 meses)
Apóio totalmente a mudança de horário das sessões mas deixo aqui uma pergunta. Como fazer com que o cidadão tenha consciência da importância de sua participação nas sessões? Participando do debate que tivemos na câmara sobre o Plebiscito, todos foram unânimes em citar a não participação dos cidadãos nas questões políticas da cidade.
Cidadã
Deixou uma ideia
em 08/09/2009 (há 6 meses)
Divulgação por televisão, jornais, conscientização nas escolas e associações...
são alguns meios para levar pelo menos a ideia da participação às pessoas, estimulando o debate.
Parlamentar
Deixou um comentário
em 09/09/2009 (há 6 meses)
No passado, o horário era as 18:00 horas às terças-feiras. Depois com o apagão energético do Presidente Fernando Henrique (PSDB), a desculpa foi o racionamento de energia. Agora a desculpa é o gasto (que segundo o presidente Tico, pode ser em torno de R$ 80 mil reais por mes à mais pelas sessões norturnas, o que seria real considerando TODOS os funcionários precisassem ficar até mais tarde). Acredito que 20 funcionários, dos mais de 80 concursados estáveis atuais, já seria o suficiente, o que poderia diminuir sobremaneira o gasto estipulado. Depois, democracia tem um preço a ser pago e, com a participação mais ativa, as propostas na Câmara podem ganhar em qualidade, e isso as vezes não é mensurável. PROPOSTA: Precisamos ganhar o apoio dos sindicatos, OAB, Igrejas, Entidades, etc... só na esfera virtual, apesar de ser uma forma ágil de participação, não mexe com a massa da população! Mãos a obra todos nós!
Parlamentar
Deixou uma ideia
em 09/09/2009 (há 6 meses)
Perguntem, via ONG mesmo à prefeitura, qual é o gasto da burocracia entre aprovar um projeto de lei ilegal e inconstitucional na câmara, o prefeito vetar e depois a câmara derrubar o veto. São vários profissionais envolvidos neste processo todo, o que certamente dá um grande gasto: dinheiro, tempo e papel! Serve como contraponto a não colocar as sessões noturnas alegando "gasto demais" (vide comentário meu abaixo - anterior).
Cidadão
Deixou uma ideia
em 12/09/2009 (há 5 meses)
Pessoal, já fizeram o que o Vereador Durval Orlato sugere abaixo? Contatar entidades para exigir da Câmara a volta do horário após as 18:00 horas? Que tal se a ONG Voto Consciente colocasse uma carta de apoio, para que todos os vereadores assinassem esse compromisso de mudar o horário das seções? Quem não assinasse já perderia pontos no quesito "apoiar a participação popular". O que acham?
Cidadão
Deixou uma resposta
em 13/09/2009 (há 5 meses)
Agradeço pelas idéias.
Faremos ofício indicado para a Prefeitura e para a Câmara.
Thir, já temos feito esse contato e divulgação desde a criação do movimento em 2006.
Conseguimos matérias de jornais e o debate sobre o tema. Temos algumas ações programadas ainda, mas o debate precisa ser alargado em espaços como esse.
Nosso grande desafio foi de manter o debate, ou seja, depois de algum evento ou matéria essa discussão some de novo.
Próximas ações:
1. Fazer o ofício de informação
2. Encaminhar perguntas para que os adotadores participem
Mais alguma?
Um abraço,
henrique
Cidadão
Deixou uma ideia
em 13/09/2009 (há 5 meses)
Dê sua opinião sobre o atual horário das sessões:
Esses comentários serão publicados em breve!!
Parlamentar
Deixou uma pergunta
em 14/09/2009 (há 5 meses)
Olá Pessoal do Cidade Democrática. Não sei quem me classificou como "gestor público". Está errado! Gestor público são membros do Poder Executivo. Não há uma classificação adequada disponível para o meu caso, que seria "Parlamentar" ou "Poder Legislativo". Sugiro criarem para ficar melhor atribuido! ALGUÉM PODE PROVIDENCIAR ESSA MUDANÇA?
Cidadão
Deixou um comentário
em 30/09/2009 (há 5 meses)
Tenho certeza de que a melhor maneira de se governar e/ou legislar é junto com o povo. Os nobres vereadores devem apoiar a mudança de horário, principalmente se levarem em consideração a valiosa colaboração que os cidadãos podem e vão com certeza dar se tiverem a chance de participar.
Cidadão
Deixou um comentário
em 07/10/2009 (há 5 meses)
Na minha opinião só não tem sessão no período noturno por falta de vontade política da base de apoio dos vereadores que apoiam o prefeito.
Cidadão
Deixou um comentário
em 09/10/2009 (há 5 meses)
Camara vazia não tem nada a ver com horário. Camara vazia reflete o desinteresse do brasileiro para a politica, desinteresse peculiar de paises com desenvolvimento duvidosos.
Cidadão
Deixou um comentário
em 09/10/2009 (há 5 meses)
O sr Dal Bosco tem um terço de razão quando afirma que o brasileiro não tem interesse pela política, porém, está totalmente equivocado quando diz que: Camara vazia não tem nada a ver com horário.
Infelismente somos levados pela grande mídia a achar que a política é um lixo e que todos que a praticam também o são. Garanto que este pensamento não procede e o cidadão esta se dando conta disto. Claro que não vai acontecer do dia para noite mas posso lhe afirmar sr Dal Bosco que, enquanto houverem jovens guerreiros como os criadores deste espaço lutando para mudar a consciência do cidadão a médio prazo teremos uma verdadeira legião de cidadãos participando e interagindo nos destinos do Brasil.
Cidadão
Deixou um comentário
em 11/10/2009 (há 5 meses)
Gostaria de convidar todos os participantes deste site a estarem presentes no dia 14 de Outubro as 19h30 na Câmara Municipal de Jundiaí para a apresentação do Projeto de Lei do Deputado Pedro Bigardi que cria o Parque Estadual da Serra do Japi. É uma grande oportunidade de participação popular em um projeto que diz respeito ao futuro de todos os municípios ligados a Serra. PARTICIPE !
Cidadão
Deixou uma ideia
em 12/10/2009 (há 4 meses)
Vamos colocar fotos das Sessões Ordinarias e dos eventos realizados a noite para comparação.
Cidadão
Deixou uma pergunta
em 14/10/2009 (há 4 meses)
Será que o pessao da Câmara disponibiliza as fotos de hoje (14/10) de manhã e de hoje à noite?
Cidadão
Deixou um comentário
em 14/10/2009 (há 4 meses)
Desculpem: Onde está escrito pessao, no comentário anterior é pessoal.
Deixou um comentário
em 16/10/2009 (há 4 meses)
Diga o que você acha desses horários (de sessões e de audiências)
http://votoconsciente-...
Cidadão
Deixou um comentário
em 31/10/2009 (há 4 meses)
A CMJ é casa do povo. Sendo assim precisamos se esforçar para no minimo comparecer 1 vez / Mês na CMJ para acompanhar os PLs. Agora sugestão para mudar para noite, não sei se é viavel, vamos colocar na balança. Pode acontecer o seguinte, aparecer pessoas e falarem: Agora a noite eu não posso ir mesmo. Preciso sair do trabalho 6 PM, preciso ir para Faculdade, preciso ir na igreja, preciso ir no buteco do João, preciso ir ver a namorada, preciso ver o futebo na TV, preciso ir ver a sogra que tanto "amo" e etc.... A Democracia é isso mesmo, o consenso geral define o ultimo ato. Podemos discordar de forma individual, mas o total define o rumo das coisas.
"O exercicio da Democracia anula o egocentrismo". => MaxHorseman
Cidadão
Deixou um comentário
em 02/12/2009 (há 3 meses)
O que ocorre é que alguns vereadores tem verdadeira ojeriza do povo. Isso é comprovável quando manobram a sessão para jogar pra hora do almoço a discussão e votação de projetos polêmicos, quando a Câmara esta as moscas. Foi o que fizeram recentemente com o projeto do Vereador Durval Orlato que versava sobre referendo popular.
Olha que situação esquizofrênica: há alguns anos os vereadores que ocuparam a presidência da Câmara se orgulham de não usar toda a verba que eles tem anualmente para executar, se gabam de devolver um dinheiro pra Prefeitura todos os anos. E agora vem dizer que pra ter sessão noturna o gasto seria muito alto, coisa de R$80 mil por mês. Como bem comentou o Vereador Durval Orlato, acima, não são todos os funcionários da Câmara que precisam estar na sessão a noite. Outro ponto é que com os recessos parlamentares, as sessões se concentram em uns 10 meses por ano. Ou seja, se pegarmos o valor que foi repassado como gasto mensal (R$ 80 mil) daria algo como R$800 mil por ano. Convenhamos que é dinheiro de pinga perante o tamanho e o orçamento do município e de sua Câmara.
Óbvio que em qualquer horário existirá um grupo de pessoas que não poderá ir, por motivos x ou y. Mas sendo em horário comercial, causa a ausência de TODOS os cidadãos que trabalham. Sendo a noite, como mostra o exemplo de um número enorme de municípios brasileiros, a participação será certamente maior.
Cabe a pergunta: a quais vereadores não interessa a participação popular nas sessões da Câmara??
Cidadão
Deixou um comentário
em 11/12/2009 (há 2 meses)
Edgar, respondendo a sua pergunta.
Na sexta-feita (12/11), foi levantada essa questão aos vereadores presentes na Câmara no dia em que houve a sabatina referente a Agenda Cidadã.
Felizmente, os vereadores presentes (Durval Orlato, Paulo Sérgio, Leandro e Zé Dias) se mostraram favoráveis a mudança de horário! Disseram também que até a presidência da Casa, presidida atualmente pelo Tico, têm se dito favorável e que talvez essa mudança vá ocorrer ano que vêm.
Vamos ver.... Fiquei animado ao ouvir isso. Quem sabe não vai ser este o 1° item da Agenda Cidadã que se torne realidade.
Cidadão
Deixou uma pergunta
em 13/12/2009 (há 2 meses)
O que acham disso?
"""""""""'
Na virada
Sem dizer ao certo para qual finalidade, a Câmara marcou uma sessão extraordinária para o próximo dia 29, véspera de virada de ano quando a maioria está mais de olho na compra de fogos de artifício do que em política. Estas sessões costumam votar temas polêmicos e disso muitos têm medo.
fonte: BOMDIA
Cidadão
Deixou uma pergunta
em 14/12/2009 (há 2 meses)
Como é que se marca uma sessão extraordinária sem dizer direito para quê? Algum vereador pode explicar? Será mesmo o que parece: medo da população?
Cidadão
Deixou uma ideia
em 14/12/2009 (há 2 meses)
Vamos lá? Com bastante comida (para vencer a estratégia de prolongar a sessão até o público estar esgotado) e uma câmera na mão... A gente aproveita para uma confraternização de fim de ano do Cidade Democrática!
Cidadão
Deixou um comentário
em 03/01/2010 (há 2 meses)
Sr. Durval, não é para fazer propaganda eleitoral aqui. Se voce quiser, faça no seu blog e assim cada internauta atraves do seu livre arbitrio vai decidir se vai acessar ou não o seu blog. O objetivo da Cidade Democratica é criar propostas e encontrar soluções. Sobre o horario noturno, se a sessão mudar para 6:00 pm, o primeiro argumento contrario que vai aparecer será: Estou saindo do trabalho, não dá tempo. Se colocar o horario para mais tarde, os universitarios que tenho contato, não vão aparecer. Vai argumentar que estão estudando. Ou seja, a politica precisa entrar no sangue!!! Eu vou na CMJ porque agrega conhecimento for me e ajuda escolher melhor os candidatos na urna.
Deixou um comentário
em 11/01/2010 (há aproximadamente 1 mês)
Logo logo as sessão recomeçarão!
O Voto Consciente está buscando voluntários que possam acompanhar as sessões. Não precisa ser toda semana. Basta ir uma vez ao mês e já estará ajudando muito!!
Elas acontecem às terças-feiras, às nove da manhã.
Interessados entrem em contato por: jundiai@votoconsciente.org.br ou 11 9604-0934
Cidadão
Deixou uma pergunta
em 17/02/2010 (há 21 dias)
Quem pode acompanhar pelo menos uma sessão por mês??
Estamos precisando dessa ajuda voluntária porque nossos antigos voluntários mudaram de emprego e agora não podem mais ir.
Até quando teremos sessões de manhã?
Cidadão
Deixou um comentário
em 23/02/2010 (há 14 dias)
A mudança de horario na Camara M. Varzea para noite não foi positivo. Não aparece quase ninguem. Envolver com politica, antes de tudo, tem que gostar, senão, vai abandonar. Como um namoro, senão gostar da mulher, um dia voce abandona... Uma vez abandonei uma mulher por causa da politica. Ela ficava reclamando do PSDB na minha presença sem embasamento juridico, deixei ela falando sozinha. Na vida temos que fazer escolhas, hoje tenho certeza que fiz a minha escolha certa. Agora cada um tem que fazer suas escollhas, não é mais o Diego. Minha escolha já fiz....
Deixou uma pergunta
em 06/03/2010 (há 4 dias)
Proteste já!
Deixe uma mensagem começando com SE NÃO FOSSE ESSE HORÁRIO para divulgarmos coletivamente.
Vamos - quem concorda com isso - que queremos PODER ir na sessão. Simplesmente porque às nove horas não podemos ir nem se quisessemos, porque estamos trabalhando ou estudando!
Queremos juntar essas frases e encaminhar aos vereadores.
um abraço,
henrique
34
Comentários
35
Apoiam
4
Seguem
6 meses
Criado
4 dias
Última atividade
Divulgar o "Cidade Democrática"
Proposta feita por Henrique Parra Parra Filho
ORÇAMENTO: todos devem saber o que é, e como funciona. Entidades precisam pro...
Proposta feita por Thir Adenhauser
Aprovar legislação sobre Plebiscito, Referendo e outras formas de facilitar a...
Proposta feita por DURVAL ORLATO
Contratação de mais 250 guardas municipais e equipamentos para dar mais segur...
Acompanhamento da Câmara Municipal
Proposta feita por Voto Consciente Jundiaí
Debater o Orçamento Municipal nas escolas (com Jogo da Cidadania)
Mudança do horário das AUDIÊNCIAS PÚBLICAS para o período noturno
Aprovar uma emenda na Lei Orgânica do Município para implantação do Programa ...
Cota de contratação de Pessoas com Deficiência por parte da Prefeitura de Jun...
Proposta feita por Gabinete Vereador Durval Orlato
Proposta feita por Luiz Antonio Pellegrini Bandini
Proposta feita por José Vitor Machado
Problema informado por mp
Transformar os terminais do SITU em "Pontos de Cultura e cidadania"
Criação do Balanço Mensal da atuação da Câmara Municipal
Capacitação de conselheiros municipais
Casas de Cidadania podem ser um importante instrumento de educação em direito...
Proposta feita por simone de andrade pligher
Por PELO MENOS UMA Audiência Pública
Implantar o Orçamento Participativo em Jundiaí fazendo reuniões em várias reg...
Exigência de Audiência Pública precedendo qualquer suplemento orçamentário ao...
Criar o "Congresso Municipal Popular da Juventude" para discutir os desafios ...
É uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor.
Sobre |
Participe |